Sejam Bem-Vindos ao Blog MOVIMENTOS SOCIAIS

Integrantes do grupo:

Clébio Tadeu Lucchi; Elaine da Silva Ferraz; Felipe Kosloski
Jornada Favaro; Marcia Baptista Merlo; Marcia Angelo
Marinalva Mendes; Maria Selma de Aguiar; Taísa Vilela Pelissari

Trabalhos Módulo 1 - Felipe

Fichamento
Unidade: 1
Módulo: 1

Qual o tema abordado na Unidade.
As políticas públicas, suas diversas fases e etapas: Formação de agenda, formulação, implementação, monitoramento e avaliação. A importância dos movimentos sociais neste contexto, evitando que as Políticas sejam formuladas e implementadas pelas elites.

Quais os principais conceitos apresentados na unidade Políticas Públicas: Ações voltadas para o Estado implementar e para formular de com as demandas da população. Ciclo de Políticas Públicas: estágios que vai da formulação até a avaliação de Políticas Públicas. Policy Makers: atores políticos com o papel de formular e defender as Políticas para quais seus partidos, seus ideais e seus interesses estão propensos.
Tipos de Políticas Públicas: Distributivas, regulatórias, redistributivas e constitutivas

Explicite que relação existe entre o que o texto problematiza e a sua atuação enquanto gestor/a As políticas públicas quando implementadas, monitoradas e avaliadas são ferramentas essenciais para que a sociedade brasileira tenha uma melhor equidade. 
Somos uma experiência democrática recente e para que essa experiência seja justa e tenha eficácia, eficiência e efetividade temos que participar melhor dos espaços democráticos que nossos antecessores lutaram tanto para conseguir. Quando me propus a fazer essa pós foi nesse intuito, o de alavancar as possibilidades de participação e com a qualidade que o “Controle Social” deve ter. 

Expresse alguma idéia ocorrida em relação ao seu trabalho depois da leitura e sistematização da unidade.
Levar as idéias sobre as Políticas Públicas para a  elaboração do Plano de Ação do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente
Fichamento

Unidade: 1
Módulo:2

Qual o tema abordado na unidade:
Foi abordado a diversidade e como ela se insere em nosso país que é tão diverso em cultura e etnia, isso devido a “invasão” dos Portugueses, da escravidão dos Povos africanos e mais tarde pelos Imigrantes de várias regiões do mundo que aqui encontraram um lugar para desenvolver seus hábitos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos que em 1948 veio para nortear os países signatários para não acontecer os horrores da 1ª e da 2ª Guerra Mundial entre outras.
Principalmente que a gestão tem que se preocupar com a Diversidade na Àrea Pública, pois o Estado pode usar seu Poder Discricionário para promover a igualdade e para isso são necessárias Politicas Redistributivas e como sabemos são as mais difíceis de serem implantadas.
Quais os principais conceitos apresentados na unidade:
Diversidade: como um conceito de todos, ou seja, todos somos diversos ou ainda como a Campanha de Homenagem aos 60 Anos da Declaração dos Direitos Humanos: “Iguais na diferença.”
Justiça: Não como algo que privilegie uma determinada categoria que tem acesso a determinados instrumentos, mas uma Justiça inclusiva que entenda certas reparações que têm que serem feitas devidos a processos históricos de exclusão.
Desenvolvimento Humano Sustentável: Um modelo de desenvolvimento que preconize as oportunidades, o crescimento econômico e que empoderem as pessoas e não promova o individualismo e a competição como são hoje nas sociedades capitalistas Neoliberais.
Explicite que relação existe entre o que o texto problematiza e a sua atuação enquanto gestor/a
Atuando em CRAS, CREAS e Serviço de Acolhimento nesses 8 anos pude perceber como as questões de desigualdade têm uma relação intrínseca com a violação de Direitos, quando vamos preencher os formulários e tem o campo em que se escreve, Raça/Etnia e só pode escrever: Branco, Negro ou Pardo, percebemos que é quase 90 % de Afro descendentes.
Expresse alguma idéia ocorrida em relação ao seu trabalho depois da leitura e sistematização da unidade.
Ocorreu-me em trabalhar a violência dentro de um contexto de Multigeracionalidade, alguns princípios da violência podem ser reproduzidos tornan do-se um ciclo que precisa de uma interrupção. Outros mesmo não tendo a violência como reprodução as pessoas que cresceram nesses contextos acabaram por não aprender atributos de proteção efetivos para o crescimento saudável dos seus filhos. Isso incorre na falta de saber protegê-los em momentos que eles mais precisam. Nesse contexto eles reproduzem a violação que viveram ou negligenciam por não terem aprendido a proteger. Considero um grande desafio essa questão na atuação dentro dos Programas Sociais hoje que compõem o SUAS e o entendimento dos diversos Profissionais para trabalharem com essa perspectiva.
Fichamento

Unidade: 3
Módulo:1

Qual o tema abordado na unidade:
As políticas universalistas que prevalecem sobre as sobre evidências da desigualdade em nosso contexto cultural. Que no entendimento dos gestores em promoverem a diversidade eles acabam implementando Políticas Universalistas e acabam aumentando o distanciamento entre o desenvolvimento humano (IDH) como por exemplo entre brancos e negros no Brasil. Sendo o modo de enfrentar essa questão as Políticas Afirmativas que têm como maior dificultante a redistruição e no cenário brasileiro as políticas públicas redistributivas sempre enfrentam forte ataque das classes dominantes e acabam por atrapalharem a Justiça Social.

Quais os principais conceitos apresentados na unidade:
Políticas Universalistas: entendido aqui não como um instrumento de prevalecer a igualdade e sim de perpetuar os processos de exclusão racial e social a fim de manter privilégios de certas classes.
Justiça Social: Não como algo que privilegie uma determinada categoria que tem acesso a determinados instrumentos, mas uma Justiça inclusiva que entenda certas reparações que têm que serem feitas devidos a processos históricos de exclusão.
Políticas Afirmativas: ações planejadas no tempo e no espaço, por e para determinados grupos que se encontram em processos de exclusão e que sem essas Políticas têm poucas chances de alcançar o seu patamar de igualdade.
Explicite que relação existe entre o que o texto problematiza e a sua atuação enquanto gestor/a
Na implementação das Políticas Públicas inclusive e principalmente das locais (municipais) não devemos deixar de levar em consideração os recortes de gênero, raça, orientação sexual e religião.
Expresse alguma idéia ocorrida em relação ao seu trabalho depois da leitura e sistematização da unidade.
Fiquei pensando que os Conselhos de Controle Social ao formularem os delineadores das Políticas Públicas, principalmente as municipais, muitas vezes se esquecem das especificidades de suas populações e não levam em conta a existência de comunidades Quilombolas, indígenas,comunidades isoladas e que tem certos ritos religiosos diversos do contexto nacional.
Pensamos muito em Políticas Universalistas em detrimento das Afirmativas e em um país com tantas Políticas e Planos elaborados e poucos em estado de implementação, monitoramento e avaliação devemos estar levando em consideração.