Sejam Bem-Vindos ao Blog MOVIMENTOS SOCIAIS

Integrantes do grupo:

Clébio Tadeu Lucchi; Elaine da Silva Ferraz; Felipe Kosloski
Jornada Favaro; Marcia Baptista Merlo; Marcia Angelo
Marinalva Mendes; Maria Selma de Aguiar; Taísa Vilela Pelissari

sábado, 31 de março de 2012

Movimentos Sociais e População LGBT

Visão da Frente Parlamentar Evangélica


Perguntas que vemos diariamente rolando na Comunidade sobre a Homossexualidade, como algo proibido de ser falado, já que no ano passado houve uma grand e repercussão na Midia sobre o Kit Anti Homofobia do Ministério da Educação.

Atualmente temos a Frente Parlamentar Evangélica (FPE) que propos o PDC 234 de 03/12/2011, Sobre  a  proposta  do  Projeto  de  Decreto  Legislativo  234  de  2011,  de  autoria  do  deputado João  Campos  (PSDB-GO),  que  sugere  que  seja  sustada  a  aplicação  do  parágrafo único  do art. 3º e o art. 4º da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 001/99, que estabelece normas  de  atuação  para  os  psicólogos  em  relação  à  questão  da  orientação  sexual.

Dentre outras coisas a Resolução 01/99, fala para o Psicólogo se portar com relação as homossexualidades de uma maneira a não reforçar o preconceito e não promover a "cura" já que homossexualidade não é doença.

Abaixo segue a Resolução em partes:

Art. 1° - Os psicólogos atuarão segundo os  princípios éticos da profissão notadamente aqueles que disciplinam a não discriminação e a promoção e bem-estar das pessoas e da humanidade.
Art. 2° - Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexão sobr e o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que apresentam comportamentos ou práticas homoeróticas.

Art. 3° - os psicólogos não exer cerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas  homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais  para tratamentos não solicitados.
Parágrafo único - Os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que  proponham  tratamento e cura das homossexualidades.

Art. 4° - Os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.

Art. 5° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 6° - Revogam-se todas as disposições em contrário.

                                                          Brasília, 22 de março de 1999.

ANA MERCÊS BAHIA BOCK
Conselheira Presidente

Nesse contexto e de acordo com a Disciplina "Estado e Sociedade" pretendemos abordar algumas questões sobre a População LGBT, as discriminações,ausências de politicas pública, spemovimentos sociais, oque os Conselhos de Classe falam a respeito, adoção por casais homossexuais, o que os movimentos sociais dizem a respeito, etc.

Para iniciarmos a discussão trazemos o documentário: "ASSIM DIZ A BIBLIA", de uma maneira bem imparcial ele nos fala sobre a temática e o acumulo de conhecimento em várias áreas, desde a Teológica, passando pelo social, as religiões e seus fundamentalismos e a visão da Biologia e da Psicologia Freudiana e Psiquiatria.



2 comentários:

  1. Com certeza esse grupo vai desvelar as questões concernentes à orientação sexual e às discriminações desse tipo.

    ResponderExcluir
  2. Esse documentário mostra como o Bispo da Igreja Anglicana conseguiu pelas suas qualidades ser Ordenado Bispo.

    ResponderExcluir